sábado, 19 de janeiro de 2008

Eletronica - Microcontroladores

Olá, neste blog voce terá muitas informações sobre eletronica e microcontroladores PIC. Meu nome é Luiz Bertini, sou autor técnico, fui professor técnico durante 16 anos. Trabalhei com RF muito tempo e hoje em dia tenho minha própria empresa. Participe com a gente e vamos fazer este blog crescer e ajudar na distribuição de informação. Estarei escrevendo livros on-line. Voce só poderá comentar este livros através de meu e-mail. Mas para visualizá-los basta clicar ao lado.

66 comentários:

Anônimo disse...

Voce já pode começar a ler o livro sobre eletrônica básica e sobre Microcontroladores PIC Básico. Tudo free.

Santicfy Yourself

Anônimo disse...

Já estou na segunda parte dos livros técnicos e na primeira do romance, vamos ler gente e deixar os seus cometários.

Anônimo disse...

o blog ficou beleza! meus parabens

Anônimo disse...

Quem é anônimo? Obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Já estamos falando sobre capacitores no livro de eletrônica básica e das I/Os no livro de PIC.

Anônimo disse...

Bom dia Bertini,parabéns pelo Blog
e tenho certeza que vai ajudar muita gente que gosta de eletrônica e principalmente com relação ao assunto de microcontroladores PIC,pois, é difícil encontrar informações bem claras e detalhadas.

Anônimo disse...

Obrigado Derli pelo seu comentário, se gostar do blog divulgue-o, por favor. Estou atualizando-o, praticamente, todo dia. Voce gostaria de ser um escrito nele, com senha e login, sobre um determinado assunto?

Anônimo disse...

Vamos ler os livros gente... e colocar aqui, nesta coluna, suas críticas e sugestões. Me ajudem a divulgar a eletrônica...

Anônimo disse...

Legal, quando saíra os outros capítulos?

Anônimo disse...

Ops! Sairão...

Anônimo disse...

Novos capítulos a partir de quinta-feira. Um pouco de descanso a cada 10 anos é bom...

Anônimo disse...

Estou de volta...

Anônimo disse...

... e colocando figuras e dicas de testes no livro de eletrônica básica, falando de memórias no livro sobre pic e falando da vida em um simples ser vivente.
Leia e divulgue...
Leia e comente...

Marco Alves disse...

Bertini, não para não!! tô precisando entender mais de PIC !! se tiver algo manda pra batmanjf@hotmail.com grande abraço

Anônimo disse...

Não vou parar não, só vou diminuir um pouco a velocidade, mas vamos ter um curso básico completo. Também será lançado , em Março, um livro meu sobre PIC.

Mas me ajudem e divulguem esta página, eu preciso de muitos acessos para está e para todas as outras minhas páginas.

Anônimo disse...

Tem atualizações de novo.

Anônimo disse...

Vamos lá gente, para deixar um comentário é só clicar em postar. Escrever no quadro branco...
selecionar nome e URL e mandar piblicar.

Anônimo disse...

...PUBLICAR....

Anônimo disse...

Bertini meus parabéns!!!
Seu blog é muito legal...
Fala mais sobre PIC, como disse a Derli é muito complicado achar artigos tão detalhado sobre o assunto...

Anônimo disse...

Obrigado Shelton e Derli, estarei colocando mais informações, queria que fossem diárias, mas, infelizmente, não dá tempo. Mas o curso de PIC já está completo e o colocarei aos poucos. Nesta semana teremos novidades...

Divulguem o blog, leiam tudo e critiquem, me ajudem a melhora-lo e não dexem de visitar as minhas páginas...

Anônimo disse...

Gostei do blog! Uma inciativa interessante...

Anônimo disse...

Vamos divulgá-lo então, estarei, em breve atualizando ele mais rapidamente. Não deixem de me visitar e quem sabe saem até algumas parcerias de projetos como a que saiu com o Derli.

Anônimo disse...

ola prof. sou universitario estou precisando de ajuda nao consigo entender o curso de microcontroldor de estou no 4 ano , dei uma lida nos seus rascunho e gostei muito gostaria de de adquirir o seu livro moro em goiania goiais gostaria que me enviase um email me dizendo o procedimento para adquiri-lo

no mais agradeço

luzimar emil luzimarmarinho@otmail.com

Anônimo disse...

Olá Luzimar, meu livro sobre PICs,será lançado em breve pela editora Antenna. Daí eu envio um para voce grátis.

Anônimo disse...

Os seis primeiros e-mails que eu receber, com um nome de um arquivo da página de download, com um nome de arquivo da página de circuitos, o nome de uma poesia da página de poesia e o nome de alguma firma da página sobre eletronica ganharão 1 livro. Voce pode ganhar o de TV digital ou de circuitos, vamos lá participe e mande seus e-mails.

Valadão disse...

Ola professor gostaria de dizer que gostei muito do seu blog, sobretudo por tratar de um tema fundamental na atualidade: os microcontroladores. Tive uma experiência recente com o PIC16F628A num projeto que por fim não funcionou direito. Espero que aqui no blog do senhor eu possa tirar minhas dúvidas e compreender melhor o funcionamento dos microcontroladores PIC. Obrigado!

Anônimo disse...

Pode perguntar que, na medida do que eu sei, eu o ajudarei.

Valadão disse...

Olá novamente professor! Gostaria de saber se o senhor ja trabalhou com o modulo CCP do PIC 16F628A, pois recentemente como havia dito fiz um projeto com ele cuja principal finalidade era medir o período de um pulso e converte-lo para uma escala adequada de altura, ja que tratava-se de um medidor de nível de líquido capacitivo. Na época utilizei a linguagem assembler por considera-la mais intuitiva que a C. Mas infelizmente não consegui descobrir qual o motivo do funcionamento inadequado do programa. Se o senhor puder me ajudar serei extremamente grato. Obrigado novamente pela sua atenção. Abraço

Anônimo disse...

Voce pode me enviar o código fonte em assembler para que eu dê uma olhada? Use o e-mail: lbertini.ops@terra.com.br

Valadão disse...

E então professor o senhor analisou o código?! Abraço Valadão

Anônimo disse...

Ainda não deu tempo, estou numa correria, mas devo analisar até o final de semana. Para ser sincero no próximo final de semana.

Anônimo disse...

olá Bertini, tenho que fazer um projeto usando o pic 16f877, por ter mais portas e oferecer caracteristicas melhor que o pic 16f628, porém tenho bastante dificuldade com a linguagem assembly, voce tem algum material sobre esta linguagem??? preciso para inicio programar um relógio e um calendário no mesmo, seria grato, se pudesse colaborar com seus conhecimentos!!! grato, parabéns pelo site !!!! SUCESSO!!!

Anônimo disse...

Obrigado pela visita Fábio. Se voce não conhece bem o assembler eu aconselho a começar com o pic 16F628. Com ele dá para se usar um display de LCD e fazer o projeto que voce quer. Tenho bastante material escrito sobre PICs, se quiser posso lhe enviar via correio. Mande um e-mail direto para mim.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá..
Meu nome é Lidia Yamana.. e nada a ver com eletronica..rs..rs..por isso, mil desculpas em invadir seu blog..
Estamos procurando uma pessoa chamada Luiz Bertini, que estudou no CEDOM na decada de 70 e morava na epoca na Ponte Pequena e era mt amigo de uma rapaz chamado Joao Luiz Boffa...
Se for voce, por favor entre em contato: l.yamana@gmail.com, pois seus antigos amigos querem reencontra-lo...
Se não for, mil desculpas..
Abraços

Diego Santos disse...

Gostaria de ajudar de alguma forma, respondendo algumas perguntas e compartilhando informações na medida do possível.

Anônimo disse...

Obrigado Diego Santos, mande um e-mail para mim (luizbertini@terra.com.br) para conversarmos. Sua colaboração será benvinda.

Anônimo disse...

Olá Bertini.Meu nome é Elvis Bonfim Ribeiro.Estou precisando de um circuito "UT163-16".É um circuito de um pen drive que foi danificado por ter sido ligado numa usb invertida.Nas eletronicas aqui da minha cidade, disseram que não encontraria.Eu queria saber se é dificil mesmo por ser um produto importado ou não.Obrigado.
sivles@hotmail.com

Anônimo disse...

o site e uma maravilha para quem gosta da eletrnica.

Anônimo disse...

Ótimo blog. Tem tudo o que eu precisava para um trabalho da faculdade. Ajudou demais.. Vou ler todos os livros, com certeza. Abraços

Diego Santos disse...

de que trata o trabalho Polyane? talvez possamos ajudar...

Anônimo disse...

Oi Diego.. Todo ajuda é sempre bem vinda. Trata-se de uma plataforma de desenvolvimento de programas para microcontroladores. Sei bem a programação mas estava completamento leiga em microcontroladores...Já comecei o desenvolvimento mas até a finalização deve demorar um pouco.

Diego Santos disse...

Polyanne, essa plataforma de desenvolvimento, trata-se de um kit para simulação, tipo uma bancada de testes?

Anônimo disse...

Polyanne, vá até a página:

http://www.luizbertini.net/microcontroladores/microcontroladores.html

e voce encontrará lá uma apostila de 100 páginas sobre microcontroladores PIC. Alem de mais informações datasheets, projetos e links.

Qualquer dúvida entre em contato atráves do blog ou por e-mail: lbertini.ops@terra.com.br


Abraços

Anônimo disse...

Polyanne, sua plataforma é um kit de desenvolvimento? SE for talvez eu possa lhe ajudar.

Anônimo disse...

Diego, sisnta-se a vontade para ajudar e opiniar. Vamos tentar divulgar mais informações sobre microcontroladores. Como disse para a Polyanne se quiser vá para: http://www.luizbertini.net/microcontroladores/microcontroladores.html

e baixe uma apostila sobre pics.

Abraços

Diego Santos disse...

tá ok,
Bertini, podemos começar a fazer uma base de dados com programas em assembly, ou em linguagem C, com as suas respectivas simulações no proteus e idéias para projetos.

Eu tenho algumas coisas para contribuir também, assim poderemos ter uma grande base de dados sobre projetos com PIC.

Anônimo disse...

Diego, eu vou começar a separa alguns códigos fontes em assembly e em C e começar a colocar na internet. Também colocarei os projetos prontos, mas farei isto em conjunto com a página que citei acima. Mas meu tempo é curto.

Quem quer um projeto completo de um termostato com leitura de LCD?

Diego Santos disse...

termostato com leitura de lCD,
bota p gente ver,
eu tenmho um PWM para um motor DC

um abraço

Anônimo disse...

Ola; boa tarde. Preciso de uma apostila de eltrônica básica. Uma apostila que fala de componentes, circuitos, lei de ohm, etc...
Sabe informar onde posso baixar ?
Obrigado

Julio C

Anônimo disse...

Júlio C eu tenho muito material na minha página de downloads:

http://www.luizbertini.net/download.html

mas se voce me mandar um e-mail com seu endereço eu posso lhe enviar um livro gratuitamente.

Luiz Bertini

Anônimo disse...

Boa tarde bertini, gostaria de saber como posso encontra apostila para mim baixar, sobre eletronica Basica desde o inicio, gosto muito de eletronica e gostaria de aprender mais, Desde já agradeço.
Belo blog, otima iniciativa sua, vc vai longe. valeu!

Anônimo disse...

Olá Bertini , Parabéns pela iniciativa de contato com os interessados.
Gostaria de saber um pouco mais sobre estes softawes de elaboração de layout de circuito impresso ou até mesmo cursos.
grato.

Caião disse...

Olá Bertini, Lí o artigo sobre microcontroladores pic e gostei bastante desse modo da explicação. Estou lendo diversos artigos e tentando montar programas básicos, porem sem o auxilio de um "mestre" fica um pouco dificil, gostaria de pedir a você se tiver como fazer criar um artigo onde é montado um programa com explicações. Desde já agradeço pela atenção e dou os parabenss por este blog que esta me ajudando muito.

Gostaria de manter contato por e-mail, se puder me dar algumas dicas de microcontroladores agradeço muito de coração!

Meu E-mail Caiocrferrari@yahoo.com.br

ATT Caio Ferrari!

Abraços!

Anônimo disse...

bertini...
olá sou estudante do curso de engª. eletrica da universidade federal de campina grande e tecnico nesta area...queria saber onde posso fazer para encontrar seu livro de forma gratuita...
tallys lins...
e-mail: tallyslins@hotmail.com

Anônimo disse...

Anônimo, embora eu já tenha respondido, voce encontra em:
www/luizbertini.net/microcontroladores/microcontroladores.html


Abraços.

Anônimo disse...

Caio, que programas básicos vc tá começando a fazer? Por acaso é ascender um led, interligar um teclado matyricial... Vc conhece algum simulador para ajudar nos teus estudos? Responda essas perguntas que talvez seja melhor para te ajudar...

um abraço

Diego Santos disse...

Caio, que programas básicos vc tá começando a fazer? Por acaso é ascender um led, interligar um teclado matyricial... Vc conhece algum simulador para ajudar nos teus estudos? Responda essas perguntas que talvez seja melhor para te ajudar...

um abraço

Anônimo disse...

Estava procurando alguma apostila sobre microcontroladores PIC, mas acho que encontrei muito mais que isso. O site está realmente de parabéns, já divulguei para colegas da área.
Valeu Bertini

Anônimo disse...

Obrigado a todos voces que postarma comentários em minha página. Quem precisar de um artigo especial sobre microcontroladores por favor me mande um e-mail:lbertini.ops@terra.com.br

Abraços

Anônimo disse...

Visitem: http://www.luizbertini.net/microcontroladores/microcontroladores.html e baixem arquivos e apostilas sobre PIC.

Unknown disse...

Prezado bertini.
Bom dia.
Vi que sua atenção à Eletrônica é algo assim de dar orgulho para nós que exercemos a profissão. Parabéns!!!
Bom, vamos ao que interessa, estou tentando projetar um módulo de potência de som pro meu carro, mas vejo que é algo assim quase que impraticável devido a falta de informação que tenho observado aki na net.
por isso gostaria de saber se vc pode me dar uma força a este respeito, se vc tem algo, qualquer coisa ou se tem algum conhecimento de algum circuito que exerça essa função.
Já consegui descobrir que o componente de potência a ser usado é o TDA 1562. Já colocá-lo num circuito está difícil!!!

Aguardo um contato seu pelo e-mail eduardomosti@uol.com.br

Grato,

EDUARDO MOSTI BARBOSA
técnico em eletroeletrônica

Unknown disse...

Ops...

Esuqeci de te mandar os dados técnico.
é um módulo de potencia automotivo,
com saídas de 4 canais stéreo com 200W rms e 2 canais mono com 100W rms.
Gostaria de poder tbm iniciar meus conhecimentos em PIC, uma vez que fiz o curso técnico no SENAI de Santo André e lá eles só ministram microcontroladores da família 8051 e hj no meu trabalho eu utilizo a familia PIC. Se possível eu agradecerei muito.

Grato,

Eduardo Mosti Barbosa
Técnico em eletroeletronica

Anônimo disse...

seu blog esta muito bom .

rededigitall.com disse...

OLÁ, LUIZ PARABENS SEU TRABALHO É ESPETACULAR!.

luiz bertini disse...

Obrigado a todos pelos comentários, quem quiser falar comigo use o e-mail: lbertini.ops@terra.com.br

Anônimo disse...

Olá!
Os micros controladores da marca full gauge, tem entrada para rs232. Gostaria de saber se pode um programa se comunicar com este micro e até mesmo fazer uma programação neste micro. Entre no site www.fullgauge.com.br para saber mais. Meu e-mail é econfrio@hotmail.com